Colorir a vida através dos livros |
terça-feira, fevereiro 06, 2007 |
É possível tornar as letras amigáveis, dar-lhes vida. A literatura pode muito. Através de caracteres que se desenham, apontando outras histórias e caminhos, podem concretizar-se sonhos. Como os daqueles meninos do Vale do Minho que, através de um projecto galardoado internacionalmente, aprenderam que, afinal, o mundo está ao seu alcance.
Dizem os responsáveis que "as melhorias individuais são gritantes".Inicialmente, foi concebido para ser aplicado em contexto prisional, mas foi substancialmente alterado. Outras formas de prisão se impuseram, como a iliteracia, a falta de oportunidades, o medo da língua portuguesa. Mais de um ano depois do início, a ideia, concebida pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, envolveu dezenas de parceiros e 175 crianças e jovens, de jardins- de- infância e dos segundo e terceiro ciclos, oriundos dos municípios de Melgaço, Monção, Cerveira, Valença e Paredes de Coura.
A imensa carruagem foi "agarrando" os melhores cooperantes, O objectivo "Dar Vida às Letras". Ou dar a estas crianças uma nova janela de oportunidades. Para o grupo dos mais velhos, com idades entre os 13 e os 15 anos, o critério de escolha foi o risco de abandono escolar precoce. Coordena esta equipa a docente do Instituto de Estudos da Criança, Fernanda Viana.
De acordo com o coordenador científico escolhido para avaliar os efeitos do projecto, Albertino Gonçalves, investigador da Universidade do Minho, as actividades periódicas, previstas nas acções, têm tido o condão de devolver a estes jovens a auto-estima e de os aproximar da leitura.
Fonte: Jornal de Notícias 06-02-07
Marcadores: Actividades de Animação, Divulgação e Marketing, Bibliotecas Especializadas |
Link do post - publicado por Biblioteca Escolar @ 23:51:00 |
|
|